top of page
  • Foto do escritorPaola Frizero

TURISMÓLOGA, COM ORGULHO!

Atualizado: 4 de jun. de 2021

Olá, tudo bem com você?

Pode pegar seu cafezinho, chegou a hora de relaxar e conhecer um pouco mais sobre o mundo do turismo!



Eu sou a Paola. Profissão? Turismóloga, com muito orgulho e muito amor! Se você não é formado (a) em turismo, provavelmente quando ouviu pela primeira vez essa palavra teve que dar aqueles três segundinhos de pausa para raciocinar "o que diabos é isso". E se você se formou na área, provavelmente quando perguntaram sua profissão, você se deparou com duas situações, ou com a frase "Ah, turismo? O que você faz, viaja?", ou com o seguinte diálogo:

- Profissão? - Turismóloga - O que? - Turis-móloga...

Pois bem, eu não poderia começar com outro assunto, se não esse. Mas, chega de enrolação, afinal, você realmente sabe qual o papel de um turismólogo?

Esse título é dado ao profissional formado em bacharelado em turismo, hotelaria ou ambos, além de cursos tecnólogos referentes à área. Além disso, existem os cursos técnicos em turismo e até mesmo em áreas derivadas, mas somente o bacharel e o tecnólogo, podem exercer o título de turismólogo. O turismo é uma profissão regulamentada desde 2012, porém com ressalvas em seu texto de que, em resumo, não exige a capacitação para trabalhar na área. Porém, modificações na lei que regulamenta a profissão já está em tramitação no congresso (link no final do texto).

A complexidade que envolve a área do turismo é tão grande que talvez quem não seja da área nunca tenha se dado conta disso. O turismo perpassa por praticamente todas as áreas das ciências humanas e sociais e muitas áreas das ciências exatas, como a economia, por exemplo. Desta forma, o profissional do turismo pode estar ligado ao planejamento, agenciamento, guia de turismo, hotelaria, câmbio, patrimônio cultura, áreas naturais/ambientais, eventos, entre muitas outras. Dentro de cada área ainda se desdobram vários cargos e funções. A exemplo disso, quando você faz uma viagem, você já imaginou quantas pessoas estão por traz de cada serviço que você precisou utilizar? Sendo executados por turismólogos ou não, todas essas conexões entre serviços formam o grande universo múltiplo do turismo.

Além de todas estas áreas, ainda se destaca a acadêmica, que vem crescendo a cada ano que passa, com pesquisas e aperfeiçoamento dentro da profissão. Esta é de extrema importância para que cada vez mais tenhamos profissionais formados, dispostos a pensar e discutir os pontos desta ciência social, fazendo cada vez mais com que o turismo se torne mais humano e consciente e menos, unicamente, mercadológico.

Por fim, apresento-lhes um resumo do complexo e fascinante mundo dos Turismólogos! Agora sim podemos partir para os assuntos que envolvem essa área apaixonante. Espero você no nosso próximo encontro. ; )


19 visualizações0 comentário

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page